segunda-feira, 31 de maio de 2010

Equipa primeiro, média depois

A participação dos Ciclomoina no 2º encontro do CPCD do passado Domingo ficou marcada por algumas contrariedades. Desfalcada logo à partida por um cancelamento de última hora a equipa viria ainda a ressentir-se do abandono prematuro do nosso estimado enfermeiro Rafael e das dificuldades físicas do Nuno, a braços com um problema de saúde que também não deve ter ajudado.

Os primeiros quilómetros foram percorridos a velocidade adequada. Não muito baixa, de modo a incutir logo à partida alguma seriedade na abordagem à prova, mas também não propriamente alta,  para possibilitar uma correcta ambientação. Ainda assim foi logo por volta do km 40 que Rafael deu mostras de estar num daqueles "dias-não" (pelos quais já todos passamos, diga-se) e optou por regressar à base. A decisão não foi muito contestada porque todos percebemos que a mesma serviria melhor o próprio e que forçar os restantes 100 quilómetros, mesmo que a um ritmo mais baixo, seria certamente penoso.
Os seis que ficaram estavam determinados a minimizar o risco de perder mais alguém mas sem que com isso o andamento tivesse passado a ser de passeio. Nada disso. Aliás, tirando raras excepções na recta do cabo e na aproximação a Benavente onde houve falhas de comunicação (os auscultadores nos ouvidos não ajudam em nada e são uma má ideia para estas alturas, como acho que o Nuno acabou por reconhecer) houve bons momentos de entendimento, especialmente de Salvaterra até à fatídica subida entre Coruche e o Biscainho onde, mais uma vez, se expuseram as debilidades dos mais desgastados. O Nuno não conseguiu esconder o cansaço numa secção que não deveria constituir problemas para ele em situações normais e percebeu-se logo ali que não iria ser fácil subir os 33.3 km/h de média registados à passagem por Coruche.
Voluntarioso como lhe é reconhecido ainda passou pela frente por breves momentos quando a sua vez chegou mas foi rapidamente aconselhado a resguardar-se na traseira do grupo e a aí permanecer até ao final da prova. Mas nestas situações já se sabe, quando se dá mostras de quebra muito raramente se observa uma recuperação. E assim, à passagem pela rotunda do Infantado, o nosso companheiro mostrava grandes dificuldades em prosseguir, chegando mesmo a expressar a intenção de seguir sozinho até Alhandra. Passou-se ali um período de impasse em que se tentava decidir o que fazer e, confesso, na altura não me pareceu muito mal seguirmos reduzidos a cinco mas vendo as coisas agora com a devida distância (e sem a pressão imposta pelo desconforto acumulado dos quilómetros que parece duplicar quando forçamos um ritmo mais baixo que o que nos é possível) parece-me que tomamos a decisão certa. Felizmente tinha comigo pessoas cujo julgamento não parecia turvado pelas mazelas da prova, como o Luís Lopes, que foi peremptório a lembrar a mim e aos outros que o importante era o espírito, a equipa e que se lixe a "taça" dos  km/h. E foi assim que assumidamente mandámos a média às urtigas e iniciámos a que foi, para mim, a fase mais penosa de todo o percurso em velocidade, agora sim, de passeio quando o corpo pedia era mudanças pesadas e muita carga. 

Entregue a "encomenda" em Alhandra, a ligação à Póvoa foi feita a uma velocidade mais próxima do que seria a média da etapa tivessem sido as circunstâncias menos adversas, e sem grandes correrias, até porque não seriam aqueles 10 km a fazer a diferença.

No final as boas sensações de participar em mais um encontro do CPCD contrastavam com a "tareia" de 4h16min, mais coisa menos coisa. Obrigado aos que se dispuseram a participar e partilhar mais esta aventura.

P.S.: Para a semana não há nada marcado. Eu não sei quanto a vocês, mas eu estou farto de planícies. Apetecia-me ir fazer uns quantos topos aqui na região mas não é obrigatório. Sábado tenho de ir à Ota (em busca do selim perfeito, episódio 3) mas estou a pensar sair mais cedo (7h00) e despachar-me da loja do Miguel a tempo para ir ao encontro do resto da malta, que não deve estar muito virada para ir para aqueles lados outra vez.

P.P.S.: Ah, Quinta-feira também há volta. 8h em Alverca, ao que parece. Decide-se a volta depois?
Cumprimentos

7 comentários:

  1. Viva. Só tive oportunidade de publicar a narrativa do CR hoje e entretanto há já dois comentários a propósito do rescaldo na mensagem anterior.

    Se é certo que a desistência do Alex à última da hora poderá ter tido algum impacto na prestação da equipa também não é menos verdade que acabámos por ganhar o mesmo, seja com 34 de média seja com 30.

    Dito isto, e depois de ter falado com alguns de vocês, parece-me que a atitude em si teve repercussões mais importantes, ao gerar instabilidades no seio do grupo e um certo sentimento de confiança traída.
    Pessoalmente não me sinto muito afectado mas entendo que algumas das pessoas, principalmente as que integraram o grupo aquando a sua fundação em 2003 ou pouco tempo depois, temam pelos princípios sobre os quais esta equipa sempre se regeu. Desta forma, e confrontado com a necessidade de uma tomada de posição, não posso deixar de concordar com o Zé e de tentar, assim, desencorajar a repetição do mesmo tipo de atitudes. Não se trata de imposição de regras. Trata-se sim de requerer por parte de todos os elementos a manifestação perante a equipa da mesma frontalidade e hombridade que é esperada da nossa parte em tantos outros aspectos das nossas vidas.

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos!

    Em primeiro lugar um grande OBRIGADO a todos pela confiança demonstrada e pela oportunidade que me deram em participar no CR.

    Em segundo um não menos grande pedido de DESCULPAS pela minha desistência, estava a falhar e não queria de modo algum prejudicar o andamento da equipa. Não sei o que se passou mas não me sentia bem, provavelmente houve factores anteriores do meu dia a dia, mas foi assim e pronto...

    Sentia-me mal, pior que nos dias em que terminamos 120 km...e como prefiro esperar do que fazer esperar, acabei por voltar calmamente, tomar banho e ainda ir ver a chegada. Encontrei o Zé e ficámos em amena cavaqueira até á chegada dos bravos...

    De referir que de 5 a 18 de Junho vou estar ausente no alentejo em estágio (não é só licença de paternidade, claro que vou levar as bikes e vai ser duro. Já planeei os treinos diários e por vezes bi-diários... Vai ser andar até partir.

    Volto domingo dia 20 de Junho á vossa companhia, espero em boa forma.

    Abraços a todos

    Rafael Monteiro

    ResponderEliminar
  3. Boas Pessoal,

    O Crono correu bem chegamos ao fim, na minha opinião é o que mais interessa, em relação á atitude do Alex, se estivesse com este grupo á mais tempo de certeza que me custava a aceitar, acho que como em tudo na vida gostamos de dar o nosso melhor mas não podemos de maneira alguma ultrapassar certos limites.

    Espero que esteja feliz por fazer 38 de média com o grupo dos Pinas e não 34 ou 35 que de certeza fariamos com a sua ajuda.

    Quinta não posso andar, esta semana estou a trabalhar de noite, por isso só Domingo.

    Até lá, abraços a todos.

    ResponderEliminar
  4. Meus caros amigos

    Não vou pernunçiar neste meio, porque acho que não é apropriado.
    Agora se quiserem tirar alguma dúvida sabem o meu número.

    Alexandre silva

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Moinas
    Parabéns pela prestação da equipe no CR, mesmo com muitas ausências esteve bem representada.
    Acho que acima de tudo o espírito da equipe deve de ser mantido, é isso que nos faz ser diferentes, ninguém tem que mostrar ou provar nada a ninguém.
    Sou da opinião que devemos continuar a evoluir o nosso ciclismo, aperfeiçoar as nossas condições físicas, mas sempre no ambiente saudável de companheirismo e solidariedade para com o outro.

    Um grande abraço a todos e continuação de boas pedaladas
    Gaza

    ResponderEliminar
  6. boas pessoal.
    domingo para onde é a volta?

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Viva caetano,

    O Tomané deu-me carta branca para elaborar a volta do próximo Domingo e eu estou com vontade de fazer umas subidas (estão bem lixados :P)
    Ainda hoje publico o percurso.

    Abraço

    ResponderEliminar