terça-feira, 18 de maio de 2010

Treino duro mas útil

A volta de Domingo não foi particularmente interessante mas também não era esse o principal objectivo. É daquele tipo de percursos que ninguém quer fazer mais de uma ou duas vezes por ano até porque não se justifica muito tendo em conta as raízes da nossa colectividade. Ainda assim, 14 pessoas responderam à chamada sabendo ao que vinham, dispostos a sentir na pele as consequências de um treino bem mais longo que o normal.


Durante os primeiros minutos parecia não haver maneira de manter o grupo coeso e foi já para lá da Castanheira e sob a batuta do Luís (Giant) e do Ricardo (Bianchi celeste) que as coisas começaram a entrar nos eixos. A frente do pelotão passou a ser rendida em intervalos de tempo convenientes, o ritmo era respeitável e pairava no ar uma sensação de concentração e empenho a fazer esquecer o comportamento dos primeiros quilómetros e a restaurar a convicção de que a etapa chegaria a bom porto.  No entanto, nas subidas que sucedem à Azambuja, a harmonia foi irremediavelmente quebrada. Seguia na frente ao lado o Luís com a intenção de não deixar cair o ritmo mas também não forçar. Limitei-me a acompanhar a par, convicto de que o ritmo serviria a todos mas aparentemente guiei-me a bitola errada porque no final das duas subidas encadeadas apercebo-me que faltava por ali muita gente. Foi pena porque daí para a frente não se voltaria a presenciar um entendimento ao mesmo nível. Mea culpa.

O café foi tomado depois de Santarém, já do outro lado do rio, na pequena localidade da Tapada. A ligação Almeirim a Coruche ficou marcada pela excelente prestação do António que marcou o ritmo na frente durante alguns quilómetros, estirando o pelotão e obrigando toda a gente a procurar a protecção de uma roda. Na primeira dificuldade digna de registo que se encontra após Coruche e depois de mais um período de razoável entendimento o grupo acaba por fragmentar-se outra vez, apesar das chamadas de atenção do Jorge, com quem partilhava no início da subida a dianteira. Ao tentar encontrar um ritmo que pudesse servir a todos, desta vez medido pelo Jorge, fomos ultrapassados pela grande maioria e ficou tudo... espalhado.

No Infantado muita gente foi surpreendida com a indicação que era para seguir em frente em direcção ao campo de tiro. Está tudo no blog, pessoal, vamos lá a ter mais atenção. O Marco, sob o efeito de um Redbull de emergência, acaba por se destacar na recta que liga a rotunda do Infantado à N118 e só é alcançado no final da mesma. Ainda assim teve forças para conduzir o pelotão a 35 km/h em direcção ao Porto Alto perante vento frontal forte. Quando o rendi ao fim de cerca de 4 km só consegui garantir 32 km/h e mesmo assim fui aconselhado e bem a deixar cair para os 30. Estava, de facto, muito agreste e só quem passou pela frente nessa longa e interminável recta é que poderá dar o devido valor ao trabalho do Marco, do Alexandre e do "homem da Bianchi celeste" que aproveitou a ocasião para entoar versão dos "Filhos da nação" dos "Quinta do Bill" adaptada ao ciclismo.

No Porto alto apanhamos o Zé, um dos ausentes do dia, a regressar de um treino mais tardio e improvisado por força dos compromissos profissionais. Por esta altura, e quando os velocímetros acusavam 31 de média horária, o Luís dava mostras de ter levado com a marreta, pelo que as prioridades foram reajustadas convenientemente para minimizar o martírio que se adivinhava.

Na ponte de Vila Franca não houve grandes disputas, pelo menos de que me tenha apercebido. Fiquei um pouco para trás a aguardar pelo Luís mas também sentia que eu próprio já estava a andar só com os vapores do combustível no depósito e convinha que estes fossem suficientes para chegar a casa.

Houve mini, pois claro, com tremoços e conversa a acompanhar. Contas feitas, foram 170 km a 30 km/h. Missão cumprida.

Relativamente ao próximo Domingo não ficou nada decidido. Agradecia que respondessem a este pequeno questionário para podermos delinear da melhor forma o programa de festas:


Bons treinos!

12 comentários:

  1. Boa tarde Moinas
    Espero que todos estejam melhor que eu...
    Hoje ainda me doi os ossos do cú, as pernas essas estão boas, felizmente
    Sobre a volta, para mim basta uma por ano :), foi dose.

    Um grande Abraço a todos
    Gaza

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Em relação á volta só posso dizer que dura é apelido, nunca tinha feito tantos klm e levei com a marreta como disse o Felizardo ao chegar ao Porto Alto.

    Apartir daí até Alverca foi muito dificil, mas consegui chegar com a entreajuda que este grupo sempre demonstrou.

    Abraços a todos e até Domingo.

    Abraços,

    ResponderEliminar
  3. Grandes MOINAS

    Mais uma volta de louvar 170km com aquele vento que nos acompanhou foi dose dupla. Para quem pensava que o percurso era sempre a rolar enganou-se redondamente incluindo eu. Mas como a entreajuda deste grupo esta acima de tudo nem se deu pelos km passarem. Numa próxima vez temos que trabalhar melhor entre todos na passagem da cabeça do plutão ( em certas alturas pareceu-me haver alguma descoordenação), pois assim evita-se um maior desgaste de todos.

    Bona treinos e até domingo

    ResponderEliminar
  4. Para verificarem a dureza da volta de Domingo para mim queria partilhar convosco alguns numeros do meu pulsometro:

    Tempo: 05h50
    Media: 151 Bpm
    Maximo: 192 Bpm
    Calorias: 5350

    Está tudo dito........

    ResponderEliminar
  5. pessoal hoje mais 90k para continuar com o endurançe o pessoal quere e mais horas em cima para calejar como e para domimgo vamos fazer o inverço ..um abraço a todos

    ResponderEliminar
  6. Eu achei a volta 5 estrelas e acho que tiveram todos muito bem,penso que podiamos acrecentar mais 30km a volta de futuro.
    Bons treinos.
    Fazer o inverso deve ser interessante para calejar nao é so fazer piscinas na variante.
    Um abraço e treinem bastante.
    E agora vou ver METALLICA.

    ResponderEliminar
  7. Viva Moinas
    Quero pedir desculpas ao grupo pela paragem cerebral que tive durante o trajecto que liga o imfantado a carreira de tiro, por ter andado alguns kms sozinho na frente e não ter ajudado o grupo nessa altura (o Jorge depois deu-me e com razão nas orelhas),mas a culpa foi do redbull do Alexandre.
    Quero uma vez mais agradecer ao Nuno por me ter dispensado uma barra de chocolate e uma fatia de tarte de amêndoa já estava cheio de fome e as minhas reservas nessa altura já se tinham esgotado.
    Um abraço
    Marco

    ResponderEliminar
  8. Amigo Zé da Póvoa, espero que no próximo Domingo lá estejas às 8 horas, baixar os braços não! nunca!quanto aos restantes nem preciso falar, porque só espero a vossa agradável presença e companhia, respondam ao questionário do Felizardo. Estou muito admirado do Gazela não ter escrito nada...vá deita cá para fora...vá como o boneco da TMN. Sábado quem quer alinhar? sugestões?. Abraços aos Moinas

    ResponderEliminar
  9. Boas carissimos!!

    Relativamente ao treino que foi feito, foi para mim uma estreia, pois em bike de estrada nunca tinha feito tantos Km seguidos.

    Gostei bastante daquela parte onde nos rendiamos 2 a 2 e o pelotão rolava a alta velocidade.

    Passei mal entre Santarem e Coruche e aqui não posso deixar de agradecer a todos em geral e em particular ao Marco e ao Gazela pela ajuda e incentivo demonstrado.

    Peço desculpa a todos se por algum momento prejudiquei o andamento do grupo. Estranhamente senti-me bastante bem a partir dos 135 Km e até na última "contagem de montanha" na ponte de Vila Franca estive como não pensava estar...Penso que isto tem uma explicação fisiológica...mas não vale a pena estar para aqui agora a falar de ciência.

    Quanto a mim gostei e acho que são experiências a repetir.

    Vou responder ao questionário, mas não sei neste momento se posso ir pois estou a trabalhar nesse dia. Vou tentar trocar o turno.
    Por isso é melhor não contarem comigo, porque ainda não sei se consigo trocar.

    Abraço a todos

    Rafael Monteiro

    ResponderEliminar
  10. Meus queridos meninos

    O que eu gostava era de bater o tempo do ano passado.
    Não e difícil o que acham 34 de media
    alexandre silva

    ResponderEliminar
  11. Olá pessoal
    O titulo da cronica diz tudo,
    penso que o melhor de tudo foi todos terem completado o treino a que se tinham proposto sem grandes problemas (tirando o empeno).
    Pessoalmente não bati o meu record de 215 Km's mas já à uns bons anos que não ultrapassava a barreira dos 170...
    Bons treinos e boa recuperação
    Até Domingo
    Pedro Fonseca

    ResponderEliminar